Tecnologias e Mediação Pedagógica
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MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DA TECNOLOGIA

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Mensagem  CANINDÉ CARVALHO Dom Dez 05, 2010 2:40 am

RESUMO DO TEXTO:
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DA TECNOLOGIA.
Marcos T. Masetto


Autor do Resumo:
Canindé Carvalho.

No texto, Masetto analisa a questão de que, para um processo de ensino –aprendizagem eficaz, o que mais prevalece: se é o domínio da tecnologia ou se conta mais o domínio de conteúdos. Esta dicotomia não existe à toa, pois devemos considerar o peso histórico do viés tradicional, que durante muitas décadas orientou a condução da educação brasileira; e somente nos últimos 40 anos, é que esta vem passando por uma série de análises, debates e produções acadêmicas e de teóricos da educação que lançam, suas críticas ou proposições, de novas idéias que ressignificam os caminhos da educação nacional. Posto isto, o surgimento da era da informática e o avanço veloz no modo como atingiu os espaços educativos, forçaram aos teóricos, profissionais e tecnicos da educação a reconhecerem a importância e a inserção das tecnologias da informática, como recursos que podem em muito colaborar para efetivação de um processo ensino-aprendizagem com melhores resultados ao seu público discente. Assim sendo, o autor considera categórico que os cursos superiores de formação de licenciaturas ou de professores, devem primar por uma formação que englobe as competências político-profissional e a tecnico-pedagógica/metodológica, e nesta última se inclui, é óbvio, uma bem planejada e efetivada orientação formativa dos professores ou licenciados, na questão do uso das tecnologias da informação, como recurso didático/metodológico de apoio ao exercicio da docência e da aprendizagem discente. E por último, o autor conclui sua abordagem, deixando claro, que não é o recurso tecnológico para uso didático em si que é o diferencial, mas é o profissional da educação de formação competente que faz a diferença, ao saber aliar os objetivos de sua docência aos recursos tecnológicos apropriados, na implementação de suas aulas que objetivem uma melhor aprendizagem discente.

CANINDÉ CARVALHO

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Data de inscrição : 09/09/2010

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