Tecnologias e Mediação Pedagógica
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MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E USO DA TECNOLOGIA

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Mensagem  Aldineide Sales Sáb Dez 04, 2010 10:48 pm

A inserção dos recursos tecnológicos no âmbito escolar e seu uso no processo de ensino e aprendizagem, ainda causa discussões acerca de suas vantagens e/ou benefícios como recurso didático-pedagógico para as atividades de sala de aula, desenvolvidas por professores que buscam mudanças e inovações na sua prática didática, possibilitando o processo de escolarização com a ajuda de tais recursos a mediação pedagógica em todo o ensino básico e superior. Nesse contexto, vemos a relação professor e aluno ainda muito solitários, ou seja, o professor repassa o conhecimento e o aluno é obrigado receber passivamente, sem nenhum questionamento ou posicionamento acerca do que se aprende. Em virtude dessa situação caótica e hereditária da prática pedagógica da escola, é que ainda professores rejeitam os recursos mais modernos, pois requer estudo, aprendizagem, planejamento e envolvimento perene de professores e alunos na construção do conhecimento. A isto, chamamos de mediação pedagógica, entendendo que o aluno irá sair do processo de passividade para atividade,que corresponde ao sujeito de ações próprias que o levem a aprender e a compreender como se aprende. Em se tratando do professor neste caso, ele tem um papel importantíssimo de orientar e de mediar os passos da aprendizagem dos alunos, e, este papel do educador mediador tanto vale para os da educação básica como os do ensino superior, especialistas, mestrados e doutorados. O computador pode ser considerado como um grande aliado no desenvolvimento da cidadania, haja vista, o momento vivenciado em nossa sociedade seja cada vez mais informatizado e, portanto, entende-se que a escola começa a desencadear um trabalho de construção cidadã explorados em metodologias novas onde se adéqua o uso dos computadores. Neste contexto, temos a informática não só como um recurso, método ou ação docente inovadora do professor ,mas, uma postura interdisciplinar otimizando o relacionamento do educando às disciplinas e seus conteúdos de estudos, além de desenvolver projetos de pesquisas, revelando ao aprendiz o conhecimento que, “diga-se de passagem”, relevante para sua vida profissional, pois o computador estará eminentemente ligado a realidade do mercado de trabalho, por isso, conhecer computação é corresponder a uma fragmentação das exigências atual “do mundo de trabalho”. Para que ocorra o sucesso educacional na escola, basta tão somente estímulo do professor, que ele desça do altar de sua sabedoria e dê lugar a humildade e interaja com o aluno o estimulando a participar da aula. Nesta perspectiva ambos constroem o saber na “interação de todos os agentes participantes do processo de ensino e aprendizagem”. Na área da informática, podem-se usar como recurso de aprendizagens os diversos softwares, e-mails, fóruns de debates, as teleconferências e outros inúmeros recursos didáticos tecnológicos que são contribuintes na aplicabilidade no processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, educadores e alunos proporcionam uma vantagem educativa simultânea para ambos, determinando uma nova metodologia pedagógica inserida na realidade tecnológica vivida na sociedade atual. Assim sendo, teremos uma educação atual, inovadora e formadora.

ALDINEIDE SALES

Aldineide Sales

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Data de inscrição : 09/09/2010

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