Mediação pedagogica e uso da tecnologia
Página 1 de 1
Mediação pedagogica e uso da tecnologia
Resumo: O texto "Mediação pedagogica e uso da tecnologia" traz ao leitor uma exposição e reflexão do que seja a mediação pedagogica atraves do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. A partir disso, o autor mostra alguns pontos que envolvem o uso da tecnologia no ensino, sendo estes a falta de valorização e utilização adequada desses meios; o surgimento da informática, facilitando o conhecimento e comunicação, tornando necessário ser apresentado e explorado na educação, e a abertura para a formação de competências pedagogicas para utilização dos meios tecnologicos nos cursos de formação profissional. Seguindo esse pensamento, Masetto vem tratar a tecnologia em cinco dimensões relacionadas ao ensino e a aprendizagem. A primeiro momento ele fala da tecnologia e do processo de aprendizagem, dentro do qual o emsmo julga importante que o professor esteja preparado para se inovar, o que geralmente é complicado, pois os professores estão acostumados a utilizar formas tradicionais para se comunicar; e o fato de estar conciente que o uso da tecnologia só terá valor se for adequado ao objetivo esperado. No segundo momentoo autor trata da tecnologia e mediação pedagogica, trazendo a preocupação em forma profissionais qualificados para que em sua mediação pedagogica use as tecnologia de maneira ideal. Em outro momento, ele faz uma análise de algumas situações envolvendoenvolvendo as tecnologias, mostrando que estas podem ser significativas como instrumentos educativos. Já, em um quarto ponto, o autor explora a mediação pedagogica e as novas tecnologias, sendo essas o uso da informática, do computador, da internet etc, onde o uso destas colabora para o desenvolvimento educacional em aulas presenciais e a distância. Além disso, ele analisa e descute o uso dessas novas tecnologias numa perspectiva de mediação pedagogica, apresentando algumas técnicas: teleconferência,chat ou bate-papo, listas de discussão, correio eletrônico, uso da internet, CD-ROOM, power point. Em seguida, Masetto faz um paralelo entre tecnologia, avaliação e mediação pedagogica, enfocando o processo de avaliação como motivador da apredizagem. E por fim, o autor trata do professor como mediador pedagogico que deverá possuir habilidades e criatividade para usar as tecnologias em suas aulas.
Elen- Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/09/2010
Tópicos semelhantes
» MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DA TECNOLOGIA
» MEDIAÇÃO PEDAGOGICA E O USO DA TECNOLOGIA
» MEDIAÇÃO PEDAGOGICA E O USO DA TECNOLOGIA
» MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E USO DA TECNOLOGIA
» MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DA TECNOLOGIA
» MEDIAÇÃO PEDAGOGICA E O USO DA TECNOLOGIA
» MEDIAÇÃO PEDAGOGICA E O USO DA TECNOLOGIA
» MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E USO DA TECNOLOGIA
» MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DA TECNOLOGIA
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos