Tecnologias e Mediação Pedagógica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RESUMO DO TEXTO DE MASETTO.

Ir para baixo

RESUMO DO TEXTO DE MASETTO. Empty RESUMO DO TEXTO DE MASETTO.

Mensagem  Alileida de oliveira Lima Dom Dez 05, 2010 1:42 am

RESUMO

O autor Marcos Masetto em seu texto “Mediação Pedagógica e o Uso da Tecnologia” inicia trazendo a realidade educacional com relação ao domínio das novas TCIS e traz pressupostos que justificam o emprego das tecnologias na escola: o primeiro diz que os professores ainda valorizam a transmissão de conhecimento em detrimento a novas didáticas com tecnologia; após aponta o surgimento da informática e a da telemática, proporcionam uma aprendizagem mais interativa e que abrange várias informações, aos alunos e aos educadores, facilitando o processo a aprendizagem e a busca por novos saberes no mundo das tecnologias. É sabido que as tecnologias podem sim colaborar para uma aprendizagem efetiva, mas se for usada de forma adequada, e com novas atitudes por parte do professor para desenvolver seu papel na mediação pedagógica, como ressalta Masetto. Após, o autor trata da teconlogia voltando-se também ao ensino superior, como um ensino que deveria ser exemplo de mediação. Para entender mais sobre mediação pedagogica há três tópicos, que falam sobre o real siginificado do termo mediação pedagógica; mediação pedagógica em técnicas convencionais, que apresenta variadas maneiras pedagogicas desde exposição, desenhos em grupo, dramatizações, etc; o tópico mediação pedagógica e as novas tecnologias, Masetto defende o uso de teleconferência, chat, ou bate-papo, listas de discussão, correio eletrônico, uso da internet, CD-ROM, power point. No tocante avaliação, é tida como motivadora da aprendizagem deixando de lado a avaliação que tem por base de incentivo as notas para passar de ano. Vale ressaltar que toda a educação e aprendizagem que nos referimos é considerada à distância ou a presencial, pois a tecnologia deve estar na ação docente com o processo educacional independente de esteriótipos, pois para tornar a ação educativa atraente para os alunos e de fácil aplicalidade tem que está em coerência com os avanços da atualidade.[/justify][/justify][/justify]

Alileida de oliveira Lima

Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/11/2010
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos