Tecnologias e Mediação Pedagógica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resumo do texto: Mediação Pedagógica e o uso da Tecnologia

Ir para baixo

Resumo do texto: Mediação Pedagógica e o uso da Tecnologia Empty Resumo do texto: Mediação Pedagógica e o uso da Tecnologia

Mensagem  Mônica Sáb Dez 04, 2010 12:10 am

A tecnologia cada vez mais avança em varias áreas, mais na educação a sua utilização como recurso de ensino e aprendizagem é pouco valorizada, o texto vem abordar essa questão onde a concepção de escola precisa ser revista diante da tecnologia.
A educação escolar quando se refere ao uso da tecnologia no ensino aprendizagem pouco valoriza, isso porque a visão do papel da escola é vista como apenas “educar” seus alunos_ transmitir um conjunto de conhecimentos organizado e sistematizado de diversas áreas. Assim, o professor é formado para valorizar conteúdos e ensinamentos, sendo os alunos avaliados por provas. Esse processo também se repete no ensino superior. Como valorizar as tecnologias se a formação dos professores se resume no domínio de conteúdos.
Cabe ressaltar que essa desvalorização tecnológica deve-se a experiências vividas nas décadas de 50 e 60, quando impuseram o uso das tecnologias baseadas nas teorias comportamentalistas, que com seu excessivo rigor acabou na época levando uma rejeição pelos professores. Mas com o avanço da tecnologia, a discussão para o envolvimento delas no ensino se faz necessário para que o professor volte á repensa-lá nas suas praticas pedagógicas de modo que ela seja um instrumento para colaborar no processo ensino, tendo com importância significativa a aprendizagem. Portanto o professor será nessa medicação tecnológica um facilitador, um incentivador que irá ajudar o aluno a organizar, debater com seus colegas, até produzir um conhecimento significativo, através das suas estratégias seja, pela informática, da originalidade, da criatividade, dos jogos etc.. É nesse sentido, que as tecnologias devem ser usadas como peça colaborativa no desenvolvimento da ação docente. Por isso, esse vinculo entre educação e tecnologia deve ser bem valorizada, para propor desafios e situações, entre o professor e o aluno proporcionando um melhor ensino-aprendizado.[/justify]

Mônica

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/09/2010
Localização : DE Aracaju/SE para Assu/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos