Tecnologias e Mediação Pedagógica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resumo do texto: Mediação Pedagógica e o uso da Tecnologia

Ir para baixo

Resumo do texto: Mediação Pedagógica e o uso da Tecnologia Empty Resumo do texto: Mediação Pedagógica e o uso da Tecnologia

Mensagem  Endrison dos Santos Sáb Dez 04, 2010 1:13 am

O texto trás reflexões sobre a tecnologia e a mediação pedagógica sendo organizado em quatro tópicos. Marcos Masetto comenta que não é a tecnologia que vai resolver ou solucionar o problema educacional do Brasil. Poderá colaborar, no entanto, se for usada adequadamente, para o desenvolvimento educacional de nossos estudantes. No tocante a tecnologia e processo de aprendizagem ele diz que o professor desaparece absolutamente e tem a oportunidade de realizar seu verdadeiro papel, o de mediador entre o aluno e sua aprendizagem, o facilitador, o incentivador e motivador dessa aprendizagem. Sobre tecnologia e mediação pedagógica o autor entende que é a forma de se apresentar e tratar um conteúdo ou tema que ajuda o aprendiz a coletar informações, relacioná-las, organizá-las, manipulá-las, discuti-las e debatê-las com seus colegas, com o professor e com outras pessoas (interaprendizagem), até chegar a produzir um conhecimento que seja significativo para ele, conhecimento que se incorpore ao seu mundo intelectual e vivencial, e que ajude a compreender sua realidade humana e social, e mesmo a interferir nela. Mais adiante em seu texto ele debate sobre a tecnologia, avaliação e mediação pedagógica, onde comenta que muitas vezes o que acontece é a perda de todo um trabalho docente inovador por não se cuidar coerentemente do processo de avaliação, ou em outras palavras: perde-se todo um trabalho novo porque a avaliação é feita do modo mais tradicional e convencional que se conhece. Por último o autor discute sobre o professor como mediador pedagógico refletindo que para que as estratégias funcionem como mediadoras de aprendizagem, é imprescindível que o professor que as planeja e organiza esteja imbuído de uma nova perspectiva para seu papel: o de ser ele mesmo o mediador pedagógico.

Endrison

Endrison dos Santos

Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos