Tecnologias e Mediação Pedagógica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RESUMO do Texto Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia

Ir para baixo

RESUMO do Texto Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia Empty RESUMO do Texto Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia

Mensagem  Cibelle Sex Dez 03, 2010 12:22 pm

Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia

Muito se fala sobre o uso das tecnologias na educação e sabemos que os fatores que impedem sua boa utilização são recorrentes da falta de interesse pelo uso desses recursos. O texto aborda esses questionamentos e as possíveis causas da falta de utilização das tecnologias na sala de aula. Um dos exemplos foi o fato de que houve um período em que foi imposto para as escolas o uso dessas técnicas com base nas teorias comportamentais. Esses elementos tornam ineficientes as ações dos docentes com relação ao processo de ensino aprendizagem.
Mas surgiram duas maneiras de inserção desses recursos, primeiramente a informática e a telemática que proporcionam uma aprendizagem mais abrangente e mais interativa entre alunos e professores, o que provoca um ensino acompanhado e por isso mais instigante, sempre com novas discussões. Outro fator é a busca de professores universitários por uma melhor capacitação, o que contribui para sua atuação e para o aprendizado dos seus alunos.
Assim entende-se a tecnologia como forma de colaborar para o desenvolvimento educacional dos estudantes. Com isso traz à tona os conceitos de professor, aluno, ensino e aprendizagem que estão ligados intrísecamente. O professor é o mediador que transmite as informações, que estimula a criatividade que auxilia a auto-reflexão, trabalhando a individualidade e a subjetividade e o aluno é ativo e receptivo e capaz de se relacionar com os demais tornando o processo de ensino aprendizagem através das mídias mais satisfatório. E valorizando as TICs explorando ao máximo as utilidades que a mesma tem e sabendo que seu uso contribui significativamente para a educação.

Cibelle

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 35
Localização : Assu

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos