Tecnologias e Mediação Pedagógica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TEXTO: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DATECNOLOGIA

Ir para baixo

TEXTO: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DATECNOLOGIA Empty TEXTO: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DATECNOLOGIA

Mensagem  Jaleide Sex Dez 03, 2010 4:02 pm

RESUMO

Em seu texto, Masetto tem como objetivo nos levar a uma reflexão acerca da análise do uso da tecnologia como mediação pedagógica, proporcionando-nos uma melhor compreensão sobre a importância de considerarmos alguns fatos e pressupostos que envolvem a questão do emprego de tecnologias no processo de aprendizagem. Nesse sentido, ele inicia a discussão citando algumas situações problemas enfrentadas com o uso das tecnologias na educação, onde enfatiza que não há uma valorização de forma adequada no uso de tecnologias no meio educacional, devido o fato da visão que esse possui acerca da educação, vendo a mesma como mera transmissora de conhecimento. Diante disso, o autor dar continuidade a discussão trazendo alguns tópicos nos quais aborda sobre o processo de aprendizagem e tecnologia, chamando a atenção para a reflexão do conceito de aprendizagem, o papel do professor e do aluno frente ao processo de aprendizagem e o uso da tecnologia como auxiliar nesse processo; bem como, sobre o conceito de mediação pedagógica no âmbito educacional e os reflexos desta concepção sobre o uso da tecnologia, desenvolvendo para isso, a abordagem de três tópicos a fim de auxiliar na mediação pedagógica da aprendizagem; como também, aborda acerca do processo de avaliação como motivador da aprendizagem, destacando pontos básicos para o alcance desse processo; assim como, dar ênfase a questão do professor como mediador pedagógico, enfatizando que para que as estratégias funcionem como mediadoras de aprendizagem, é indispensável que o professor que as planeja e organiza esteja imbuído de uma perspectiva para seu papel enquanto ele mesmo, um mediador pedagógico. Frente a isso, para finalizar, Masetto apresenta algumas características que o professor que se propõe a ser um mediador deverá desenvolver, com o intuito de nos desperta para uma reflexão sobre a prática pedagógica e assim proporcionar melhores condições de aprendizagem.

Jaleide

Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 36
Localização : Santana do Matos/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos