Tecnologias e Mediação Pedagógica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resumo De Tatiana

Ir para baixo

Resumo De Tatiana Empty Resumo De Tatiana

Mensagem  tatiana Seg Dez 06, 2010 9:14 pm

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO TECNOLOGIA.


O envolvimento e a análise da Tecnologia com mediação pedagógica, evolvendo a tecnologia no processo de aprendizagem.
A Educação não utiliza no processo de ensino as tecnologias necessárias para o ensino-aprendizagem dos alunos, ficando apenas de transmitir um conjunto organizado e sistematizado os conhecimentos de diversas áreas, ou seja,memorização das informações para a reprodução das provas. Reconhecendo também os seus valore e padrões de comportamentos.
Assim, cabe ao professor esta obrigação já no ensino superior brasileiro se mantêm está concepção até hoje.
Outra razão para não valorização do uso da tecnologia em educação, está no fatos dos próprios cursos de formação de professores( de Licenciatura e de Pedagogia) é que deixam de lado, no qual para os alunos o que importa é o conteúdo do curso, é o que ocorre no ensino fundamental e médio, pois os alunos copiem o modo faze-lo(Expositiva).
Além disso em 1950 e 1960 existio outra, desvalorização ,porque procurou impor o uso de técnicas nas escola,esses cenário tecnicista, provocou críticas de educadores e rejeição ao uso de tecnologias na educação.
O que explica o calafrio dos profissionais que não querem usar as tecnologias em sala.
Por tudo isso, explica o não uso das tecnologias nas escolas.
No Entanto , há questões que buscam os melhores recursos para a aprendizagem como é o caso de aulas a distância ,acompanhamento contínuo e outros ,afetando a formação do homem e do cidadão.
Surgi a oportunidade de um novo contato professor e aluno, pesquisas do mundo todo ,aprendizagem a distância ,construção de novas monografias,situando no que ocorre diariamente na profissão e na sociedade.
O aluno, num processo de aprendizagem deve buscar aprender sozinhos pois estas mudanças são fundamentais no processo de aprendizagem.
O professor ,tem o papel de mediação pedagógica que deixa confusão,pois está acostumada há transmitir e não dialoga direto com o aluno, o que ficará mais responsável pelos seus atos.
Assim, aprendizagem se tornará diversificada, com o tanto para o aluno quanto para o professor, onde cabe ao professor escolher a mídia mais adequada para sua aula .
Em ênfase ,que o aluno participe das pesquisas,do debate ,dos diálogos ,promovendo a produção do conhecimento.
Não podemos esquecer que a tecnologia deve possuir um objetivo há se alcançar ,que neste caso é a aprendizagem.
Mediação é facilitar a aprendizagem .podendo está presente nas estratégias de aulas “Novas Tecnologias “,caracterizados em nações básicas ao alunos do uso do computador ,desenvolvendo assim os problemas e solucionando deixando-os mais preparados.
Muitas novas tecnologias na Educação vieram para tornar o processo mais eficiente e mais eficaz,deixando as aulas mais interessantes facilitando aprendizagem principalmente a distância e presencial o que incentivará a formação permanente do aluno.
No que dizemos na mediação pedagógica é importante lembra que essas tecnologias só funcionaram com um auxilio de uma pessoa e com bastante planejamento.
Na Teleconferência é sempre um especialista em contato com telespectador que explora a dimensão de mediação pedagógica, isto é não acontece sozinha.
Já o Chat são várias pessoas interagindo e expondo suas idéias , neste caso é impossível existir sozinha.
Na Lista de discursão já é necessário um tempo maior para responder as perguntas e não é preciso todos os participantes simultaneamente estarem on-line.
Correio Eletrônico é um recurso que coloca o aluno e o professor em contato real ,possibilitando agilidade em trabalhos antes das próximas aulas.
O quer dizemos da internet é um meio que prejudica e facilita na aprendizagem,pois muitos alunos deixam de ler livros para lerem apenas textos encontrados na internet ,onde cabe ao professor orientar o uso correto da internet,desenvolvendo assim a reflexão dos alunos na hora de fazer trabalhos.
Portanto todas essas tecnologias favorecem a auto-aprendizagem e a interaprendizagem ,valoriza numa perspectiva construcionista ,assim incentivando a participação e o envolvimento do aprendiz.
Outro assunto que envolve as tecnologias é a forma de avaliação destes alunos,sendo considerados um motivo de aprendizagem , um processo de feedback ,que a compreensão dos alunos tenham um retorno,deve ser claro e direto que essa avaliação deve ser feita com o aluno.
E por ultimo que essas atividades permitam que o aluno e o professor se alto avalie registre-as, no qual o próprio aprendiz mexerá ,na sua própria correção ao longo dos anos.
Para que todas essas estratégias funcione como mediadoras de aprendizagem ,é imprescindível que o professor esteja imbuído ao seu papel por que acontecerá aprendizagem idealizada.
Sendo o aluno o principal assunto,onde se tenha um planejamento que seja comprido,que o professor e o aluno se liguem para aprender ,confiar em seu aluno e dominar os conteúdos a serem dados.e abordados em sala de aula,ter criatividade na hora de ministrar suas aulas ,conversar com seu aluno para tirar as dúvidas encontradas,entender o outro.
Por isso entendemos que as tecnologias estam presentes em todo mundo ,tanto presencial quanto a distância ,então para sermos eficientes e eficazes no processo educacional é preciso termos todos estes requisito na mediação tecnológica e assim alcançar os nossos objetivos de sala de aula.

tatiana

Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos