Mediação Pedagógica e o uso das TIC's
Página 1 de 1
Mediação Pedagógica e o uso das TIC's
Na introdução do texto, o autor Marcos Massetto pressupõe a consideração de alguns elementos que envolvem a questão do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. durante muito tempo segundo ele, não existiu uma valorização acerca da tecnologia de modo a torna-lo mais adequado dentro do processo educativo-escolar. Para o autor o professor é responsável pela valorização dos conteúdos, nesse sentido ele pressupõe que o educador é sim um grande responsável pela adequação das novas tecnologias no meio docente, o que acontece na maioria das vezes segundo ele, é a utilização da forma que melhor convém a cada um, ou seja não existe um grande interesse por parte do professor em tomar posse das novas tecnologias. M.Massetto coloca no tópico "Tecnologia e processo de aprendizagem", a idéia de que a tecnologia colabora para de forma significativa contribuir no desenvolvimento do processo da aprendizagem nessa nova era, não é ela que vai solucionar os problemas educacionais no país. O professor, segundo ele, deve assumir uma nova postura a de orientador das atividades do aluno, ou seja uma pessoa colaborativa que coloque dinamicidade na aprendizagem do discente. No tópico "Mediação pedagógica em tecnicas convencionais" o autor enfatiza mais ainda o modelo a ser adotado pelo professor diante as novas tecnologias, ou seja ele propõe o uso de técnicas como: aulas expositivas, recursos audiovisuais, o ensino da pesquisa por meio de projetos dentre outros que facilitará e permitirá desenvover valores como o diálogo, respeito a opniões dos outros, a discussão de princípios, que de maneira positiva contribuirá em todo o contexto educacional diante das novas tecnologias. É apresentado por Marcos no tópico "Mediação pedagógica e as novas tecnologias" o uso de ferramentas como: o uso da informática, do computador, da internet, das ferramentas para a educação à distancia como correio eletrônico e os chat's, que podem colaborar de maneira significativa para tornar o processo de educação mais eficiente e eficaz. Em "tecnologia, avaliação e mediação pedagógica", ele aborda o processo de avaliação como motivador da aprendizagem, pois com uma avaliação para professores e alunos depertará nos mesmos um maior interesse pela temática. Encerrando com o tópico "O professor como mediador pedagógico", o autor enfatiza uma nova perspectiva para o papel do professor, um professor voltado para a aprendizagem do aluno, aquele que considere o aluno como um adulto, que tenha domínio e criatividade para buscar soluções juntamente com deus alunos, que seja acima de tudo comunicativo no uso das novas tecnologias para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais direcionado e objetivado na formação intelectual dos seus aprendizes.
Lindenbergh- Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/09/2010
Tópicos semelhantes
» Mediação Pedagógica e o uso das TICs
» mediação pedagogica eo uso das novas tics.
» MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DA TECNOLOGIA
» MEDIAÇÃO PEDAGOGICA E O USO DA TECNOLOGIA
» MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DA TECNOLOGIA
» mediação pedagogica eo uso das novas tics.
» MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DA TECNOLOGIA
» MEDIAÇÃO PEDAGOGICA E O USO DA TECNOLOGIA
» MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DA TECNOLOGIA
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos